quarta-feira, 9 de março de 2011

FILOSOFIA CUBANA

Ganha filósofa cubana prêmio internacional de investigação

09 de marzo de 2011, 09:06Havana, 9 mar (Prensa Latina) A filósofa cubana Vilda Rodríguez ganhou o Prêmio Internacional de Investigação, em sua edição número 12, da Fundação Foro Jovellanos do Principado das Astúrias, divulgou hoje o jornal Juventud Rebelde.

Com esse resultado, a professora titular do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Camagüey converteu-se na segunda cubana e terceira latinoamericana em conseguir esse prêmio.
Este reconhecimento é um prêmio para a Educação Superior do país, pois brinda amplas oportunidades de superação e investigação aos profissionais, assinalou a galardoada.

Humanismo e Ilustração nas origens do pensamento cubano. Um enfoque desde a pesquisa no pensamento de Juan Luis Vives e Gregorio Mayans, é o nome do trabalho de Rodríguez, que tem o título de doutora.

Entre as contribuições da investigação destaca o ter posto de relevo a importância que o humanismo renascentista deixou nos ilustrados do século XVIII, tese pouco desenvolvida pelos acadêmicos contemporâneos, aponta o rotativo.

Rodríguez comentou que o trabalho, cujo prêmio inclui a publicação de umas mil instâncias, esclarece as origens do pensamento cubano a partir da pesquisa sobre este em seu momento fundacional.

A investigação é o resultado de uma década de estudo e de minha tese de Doutorado, na que acentuo para nosso contexto o valor que possuem Vives e Mayans, acrescentou.
http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=270236&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário