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terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Habilidades

Lipman no seu Programa de Filosofia para Crianças defende três tipos de habilidades:

a) Habilidades de raciocínio: são habilidades que permitem concluir ou fazer inferências a partir de informações ou conhecimento anteriormente adquiridos, possibilitando um processo de coerência interna do próprio pensamento e, por conseqüência, uma coerência no discurso. São essas habilidades que possibilitam as crianças (e também os adultos) inferir, identificar similaridades e diferenças, dar exemplos e contra-exemplos, construir e criticar analogias, detectar premissas subjacentes, formular questões, contestar e tirar inferências válidas.
b) Habilidades de investigação: são habilidades que desenvolvem o espírito científico das crianças e dos adultos. Tais habilidades possibilitam o desenvolvimento do processo de observar, formular hipóteses, estimar, prever, classificar, explanar, formular problemas, descrever, verificar, generalizar adequadamente, concluir, sintetizar, ser capaz de comportamento autocorretivo.
c) Habilidades de formação de conceitos: são habilidades que possibilitam a análise de conceitos, identificando seus componentes, verificando as semelhanças e diferenças, o sentido dos conceitos, seu emprego para a identificação das coisas, dos fatos e das situações. O desenvolvimento de tais habilidades possibilitam argumentar, classificar, explicar, definir, identificar significados, fazer distinções e conexões, estabelecer relações entre palavras, criar metáforas, identificar sinônimos, etc.

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