Açores formam «filósofos» de palmo e meio
Angra do Heroísmo: projecto pioneiro a nível nacional «ensina» Filosofia a crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo
As crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo de uma escola nos Açores estão a aprender a desenvolver o raciocínio filosófico. A Escola Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, está a desenvolver um projecto pioneiro a nível nacional que «ensina» Filosofia aos alunos do ensino básico.
Uma vez por semana, durante 45 minutos, cerca de 100 crianças, contactam com a Filosofia através de jogos, adivinhas e contos. Estas actividades permitem «estimular, de forma simples e lúdica, técnicas básicas de raciocínio filosófico», revela Mário Cabral, coordenador do projecto, em declarações à Lusa.
«Não ensino Filosofia, a minha preocupação é treinar os alunos para o raciocínio com regras», salienta o docente. Para atingir esse objectivo, o professor envolve as crianças em jogos e brincadeiras que permitem «descodificar conceitos filosóficos e estruturar o pensamento».
«Um dia mostrei aos meus alunos uma semente de jacarandá, que tem a capacidade de dar origem a uma árvore, o que serviu para chegar ao conceito de potência e acto», salienta Mário Cabral. O professor recorda que essa foi uma das aulas que «correram melhor».
«É como se fosse uma ginástica mental, que é feita através de jogos e contos. Ao contrário do que se possa pensar, as crianças estão aptas, por natureza, à grande vantagem da filosofia, que é saber pensar», sublinha.
O projecto arrancou no ano lectivo de 2008/2009 com três turmas do primeiro ciclo do ensino básico. O «entusiasmo» das crianças «cresceu» de tal forma que, neste ano lectivo, abrange também uma turma do pré-escolar.
Fonte:
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/acores-ensino-filosofia-criancas-primeiro-ciclo-tvi24/1114578-4071.html
Muito interessante! parabéns!
ResponderExcluir