terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Morre Matthew Lipman

Matthew Lipman, o pai da filosofia para crianças morreu no último domingo (26/12) em Nova Jersey.

Matthew Lipman (nascido em 24 de agosto de 1922, em Vineland, Nova Jersey , faleceu em 26 de dezembro de 2010, em West Orange, New Jersey ) é reconhecido como o fundador do programa de Filosofia para Crianças

2 comentários:

  1. A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA AS CRIANÇAS

    Com certeza, a filosofia tem grande importância na vida das crianças, pois é a única matéria onde elas podem expressar, atravez da fala, a sua opinião, além disso, a filosofia é o único lugar em que as crianças podem opiniar, pois em outros aspectos, como política e sociedade, elas são vistas como pequenos seres insignificantes. Então eu pergunto: "O que há de tão diferente em uma pessoa ser um puco mais baixinha?"
    As crianças têm uma grande capacidade, elas podem ser gênios em matemática,português, história, geografia ou ciências, mas elas possuem mais uma qualidade - mas não sabem que têm, pois não há muito acesso a esta - e isso é o pensar, o questionar, o interrogar, o perguntar, o filosofar, o querer saber!
    O mundo é como se fosse um coelho e nós, bichinhos que vivem nos pelos dele, quando pequenos, apenas nescessitamos de ficar na ponta dos pêlos deste, querendo descobrir o que há fora do nosso mundo e porque tudo existe: apalpam objetos, perguntam o nome deles, etc.
    Mas aos poucos,conforme vamos nos tornando adultos, vamos escorregando em direção á pele do coelho, pensando já saber de tudo, e assim permanecemos.
    Com isso concluímos: O pensamentos dos filósofos é como o das crianças! Eles podem fazer perguntas mais bem elaboradas e bem estruturadas, ou pensar sobre assuntos mais importantes, mas tudo isso foi baseado em uma mente infantil!

    Por isso, quando alguém lhe chamar de criança ou infantil, conte essa história e agradeça o elogio!

    Nome: Eleonora Oliveira Queiroz de Morais
    Idade: 10 anos
    Data: 07/01/11
    Hora: 11:29

    ResponderExcluir
  2. Lipman

    mudou muito a maneira de pensar de vários educadores.Aprendemos muito com ele e hoje temos o compromisso de continuar ajudando crianças e jovens a pensarem por si mesmos.
    A ele nosso profundo agradecimento e admiração.

    Bete SP

    ResponderExcluir